POCA DE CEREAIS
O Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2015-2019 preconiza como acções estratégicas a promoção da comercialização agrícola orientada para o mercado interno e externo com incidência nos cereais (milho, mexoeira, mapira e arroz).
Para a materialização do PQG, o Governo através do MIC tem elaborado anualmente o Plano Oparacional da Comercialização de Cereais (POCOCE), cujo objectivo é garantir a absorção total da produção de Cereais pelo mercado interno e externo.
A implementação do POCOCE deve ser realizada aos níveis central, provincial e distrital, por ser um instrumento de planificação e controlo da comercialização de Cereais do Governo, que visa identificar os Cereais para garantir a autossuficiência alimentar, segurança alimentar, a exportação bem como o apuramento das metas da comercialização por Província e salvaguardar a produção doméstica.
O Balanço Alimentar Cereais produzidos no País mostra a existência de défice e excedente em algumas Provincias como resultado de factores conjunturais conjugados, cuja reversão exige o estabelecimento de medidas pontuais a longo prazo.
Com vista a monitorar a comercialização de Cereais a nível do País, sendo que se espera um excedente de cerca de 3,905,123 toneladas na campanha de comercialização agrícola 2018, o MIC elaborou este plano específico para a comercialização e monitoria dos excedentes de Cereais com enfoque na criação de ligações de mercado com as indústrias moageiras nacionais e com os grandes intervenientes no processo de comercialização de Cereais.
Para o efeito, foi feito o mapeamento de excedentes e dos défices de cereais por Distritos, dos principais intervenientes no processo da comercialização agrícola, por Províncias e por Distritos, e igualmente o mapeamento das principais indústrias de agro-processamento, para assegurar o aprovisionamenonamento de matéria-prima para o seu funcionamento usando produção nacional. Paralelamente à interligação dos centros de produção com o mercado, o MIC irá intensificar a promoção da realização de feiras comerciais de produtos agrícolas para oferecer oportunidades de negócio aos produtores de pequena escala.