1º Comité Interministerial do Projecto ZEPA
Realizou-se recentemente, em Maputo, o 1º Comité Interministerial do projecto “Zona Especial de Processamento Agroindustrial do Corredor Integrado de Desenvolvimento Pemba-Lichinga”. O mesmo visava criar bases para um engajamento efectivo entre as várias partes interessadas do projecto.
O evento foi dirigido pelo ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno que na ocasião, fez saber que o projecto tem como objectivo melhorar a produtividade agrícola e o desenvolvimento do agronegócio, com enfoque nas cadeias de valor da soja, gergelim, macadâmia, batata, trigo, feijão, milho, algodão e frangos. Referiu ainda que para a materialização do projecto será feita através de 3 componentes, nomeadamente: Fortalecer a capacidade institucional Política, Regulatória e Ambiente de Negócios para o Desenvolvimento Agroindustrial; Apoiar a produtividade agrícola, habilidades e desenvolvimento empresarial para melhorar as cadeias de valor agrícolas; e Coordenação e Gestão do Projecto.
O projecto terá a duração de 5 anos (2022-2026) e com um custo estimado em U$ 47,09 milhões, maioritariamente comparticipados pelo parceiro estratégico, o Banco Africano de Desenvolvimento. Refira-se que ZEPA é uma aposta, acertada do Governo de Moçambique, na industrialização como factor dinamizador da economia, pois ela traz muitas vantagens como sejam a diversificação económica, a redução do desemprego, a transferência de tecnologia e a melhoria do bem-estar da população.
O ZEPA esta em alinhamento com duas iniciativas do Governo, nomeadamente o alinhamento com o nosso programa SUSTENTA que visa transformar a agricultura num sector integrado, próspero, competitivo e sustentável e alinhado com o PRONAI, pois partilha do objectivo de “aumentar a produção industrial nacional através da transformação e manufactura de matéria-prima de origem local e através da melhoria do Ambiente de Negócios”.
O projecto da ZEPA Pemba-Lichinga constitui uma grande oportunidade para alavancar uma série de outros projectos.