Um total de 27 empresas, que operam em diversos ramos de actividade, receberam no, 14 de Outubro corrente, em Maputo, certificados de qualidade, com base nas normas técnicas NM ISO 9001 (Sistemas de Gestão da Qualidade), NM ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), NM ISO 45001 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional) e NM ISO 22000 (Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos).
Noticias
O Ministério da Indústria e Comércio, através do Programa Nacional Fortificação de Alimentos e a CASCADE consórcio das organizações não-governamental Gain (Alliance for Improved Nutrition) e Care (Care International em Moçambique), assinaram, recentemente, um memorando de entendimento, em Maputo, com o objetivo de combater a má nutrição em especial a desnutrição crônica, através da melhoria da nutrição e do acesso a alimentos nutritivos e seguros.
Decorreu, no dia 26 de Agosto, a abertura solene da Feira Internacional de Maputo - FACIM, sob o lema, “Industrialização: Inovação e Diversificação da Economia Nacional". O evento presidido pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi é organizado anualmente pelo Ministério da Indústria e Comércio, através da Agencia para a Promoção das Importações e Exportações - APIEX, e tem por objectivo, expor as potencialidades nacionais de produção e exportação, promover Bolsas de contacto entre diversos intervenientes, criar oportunidades de negócios e de investimento nacionais e estrangeiros, entre outros.
O Ministério da Indústria e Comércio informa e denuncia a existência de uma conta falsa no Facebook que está utilizando o nome do Ministério da Indústria e Comércio. Esta conta está divulgar informações enganosas e fraudulentas, alegando uma suposta parceria desta instituição com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o que não constitui verdade.
Assim o Ministério chama atenção a todos visados para ignorar o anúncio e igualmente denunciar a conta.
Agradecemos desde já a colaboração de todos.
O Governo de Moçambique aprovou, recentemente, a Resolução que aprova a Estratégia Nacional de Implementação do Acordo que cria a Zona de Comércio Livre Continental Africana - ZCLCA. A aprovação deste instrumento teve lugar durante a 24.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, realizado no dia 6 de Agosto de 2024.
Decorre hoje, em Maputo, a II Conferência Nacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, MPMEs. O evento que corresponde ao lema “Impulsionando o Desenvolvimento através do Fortalecimento da Indústria Local para o Empoderamento das MPME", é organizado pelo Ministério da Indústria e Comércio, através do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas, Instituto Público, (IPEME -IP).
O Governo moçambicano esta a implementar uma serie de medidas visando dinamizar o comércio em Moçambique e melhorar a eficiência das operações transfronteiriças. Dirigindo-se a imprensa no decurso da realização da primeira sessão ordinária da Comissão Directiva do Comité de Facilitação do Comércio, edição 2024, o Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, destacou que a emissão do Certificado de origem na exportação de produtos nacionais passa a ser por via eletrónica.
O Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas, IPEME, organizou, em paralelo ao Conselho Coordenador, uma feira representativa, de produtos locais, alusiva à celebração do dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). As empresas expositoras são maioritariamente detidas por jovens e mulheres, que actuam no ramo de processamento e comercialização de artigos diversos como bolsas produzidas à base de capulanas, chás, café, farinhas de banana, detergentes de limpeza, entre outros.
O Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique registou avanços significativos na implementação das acções previstas no Programa Quinquenal do Governo (PQG), no sector da Indústria e Comércio, no período entre 2020 a 2024, em várias áreas, apesar dos desafios económicos globais e nacionais. No Balanço do PQG, apresentado no primeiro dia do XXII Conselho Coordenador, foram mencionadas acções voltadas a melhoria do Ambiente de Negócios, com destaque a aprovação de importantes instrumentos legislativos.
A produção industrial em Moçambique registou um crescimento de 14% em 2020 e de 9,6%, em 2021, tendo mantido o nível de produção de 2022 até 2023. A produção acumulada, até I Semestre de 2024, é de 620,112.6 milhões de MT. O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino José Augusto Moreno, fez este pronunciamento hoje, na secção de abertura do XXII Conselho Coordenador, em Maputo, destacando os progressos na industrialização do país durante o quinquênio 2020-2024.