Funcionários do MIC sensibilizados sobre perigos de consumo de Drogas ilícitas
O Ministério da Indústria e Comércio realizou, recentemente, uma palestra por ocasião da comemoração da semana de combate contra o tráfico e consumo ilícito de drogas. O objectivo do evento coincide com o lema escolhido para este ano, que é " divulgar os perigos do consumo da droga, é salvar vidas. Evite a COVID-19".
Falando no discurso de abertura, o Secretário Permanente, Jorge Jairoce, disse que as comemorações decorrem numa altura em que o mundo e a região estão abraços com a pandemia imposta pelo COVID-19. Entretanto, estas restrições não podem constituir barreiras para a difusão de informação sobre os perigos de consumo e tráfico de drogas. Portanto, cada participante é um interlocutor activo para a disseminação de mensagens sobre a matéria abordada.
“É preciso aqui reconhecer que o tráfico e o abuso de drogas ilícitas, constitui um grande obstáculo para o desenvolvimento duma sociedade. O abuso de drogas coloca em risco a saúde dos usuários e o comércio ilícito de drogas enfraquece o Estado de Direito”. Disse o dirigente, acrescentando que “diante de tantos efeitos negativos, do uso de drogas, para quem consome e para toda a sociedade, fica clara a necessidade de combatê-lo.
O Secretário permanente do MIC defende uma contínua promoção das campanhas de consciencialização sobre os danos físicos e psicológicos causados pelas drogas, bem como todo o problema social causado pela venda dessas substâncias para o combate a este mal social.
O dia internacional de combate ao tráfico e consumo ilícito de drogas, assinala-se a 26 de Junho de cada ano. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, por meio da Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987, que visa consciencializar a população sobre esse grave problema social, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planear acções de combate à dependência química e o tráfico de drogas.