INNOQ, IP atribui certificados de qualidade a 27 empresas

Data: 15/10/2024
INNOQ, IP atribui certificados de qualidade a 27 empresas

Um total de 27 empresas, que operam em diversos ramos de actividade, receberam no, 14 de Outubro corrente, em Maputo, certificados de qualidade, com base nas normas técnicas NM ISO 9001 (Sistemas de Gestão da Qualidade), NM ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), NM ISO 45001 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional) e NM ISO 22000 (Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos).

O acto da entrega decorreu durante o seminário alusivo à celebração do Dia Mundial Normalização, promovido pelo Ministério da Indústria e Comércio (MIC), através do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade-IP (INNOQ, IP).

O evento, que decorreu sob o lema "Alcançado a indústria, a inovação e as infraestruturas através da Inteligência Artificial" foi dirigido pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno.

Na sua intervenção, o dirigente destacou os benefícios das normas técnicas para a comunidade ao assegurar as características desejáveis de produtos e serviços, como qualidade, segurança, credibilidade, eficiência, respeito ambiental e uniformidade.

"Qualquer economia que pretenda um desenvolvimento sustentável deve assegurar que os bens que produz e os serviços que presta tomam como base requisitos estabelecidos em normas técnicas ou outras especificações técnicas fornecidas por entidades competentes," afirmou o Ministro.

Moreno também alertou que o não cumprimento desses requisitos e outras exigências legais cria condições para que o país seja depósito de produtos rejeitados noutras economias, por falta de qualidade ou pela descontinuidade da sua produção ou utilização.

Durante o evento, cerca de 20 membros das Comissões Técnicas de Normalização foram homenageados com diplomas de honra, em reconhecimento do seu papel crucial na elaboração de normas técnicas moçambicanas.