MIC celebra Dia Mundial da Normalização
O Ministério da Indústria e comércio, através do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade, Instituto Público (INNOQ, IP) realizou, em Maputo, o seminário alusivo à celebração do Dia Mundial da Normalização, que este ano se celebra sob o lema “Compartilhar uma visão de um mundo melhor - Normas para o alcance dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS),”
A cerimónia de abertura foi dirigida pela Vice-Ministra da Indústria e comércio, Ludovina Bernardo, na ocasião a disse que o processo de normalização é uma ferramenta fundamental para os processos de produção das nossas Pequenas e Médias Empresas, para que sejam elas a assumirem o papel fundamental de industrializar Moçambique, de modo a que o país tenha capacidade de produzir e fornecer produtos e serviços com qualidade, por meio de normas técnicas e capitalizar as oportunidades que isso cria para o comércio interno e externo.
A dirigente referiu ainda que a normalização contribui na proteção do consumidor através da garantia da qualidade de produtos e serviços provendo a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos mesmos. Contribui também, para a eliminação de barreiras técnicas ao comércio, por forma a evitar a existência de regulamentos conflituantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando, assim, o intercâmbio comercial.
Por sua vez a representante da União Europeia, Veerle Smet fez menção a preocupação empresários no que se refere aos requisitos para exportar para a União Europeia e disse que o projecto Promove Comercio responde as essas preocupações. Referiu que os produtos nacionais já apresentam qualidades e gostaria de vê-los a concorrer no mercado europeu.
Ainda durante o evento procedeu-se à entrega de certificados de qualidade nas normas NM ISO 9001 (Sistemas de Gestão da Qualidade), NM ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), NM ISSO 45001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) a 21 empresas.