Moçambique e Reino Unido fortalecem cooperação em Negócios e Investimentos
Moçambique e Reino Unido realizaram no dia 30 de Maio, em Maputo, um Fórum de Negócios e de Investimentos, um evento que segundo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, ʺassume significativa importância, porque decorre do aprofundamento das relações comerciais que temos com o Reino Unido que desde 2021 ganharam um novo ímpeto através da entrada em vigor do Acordo de Parceria Económica também como plataforma de acesso Preferencial dos Produtos de Moçambique para o mercado do Reino Unido e do Reino Unido para o mercado de Moçambiqueʺ.
O dirigente enalteceu o crescimento significativo do investimento do Reino Unido em Moçambique nos últimos cinco anos, passando a ocupar a 7ª posição da lista dos 10 dos maiores investidores em Moçambique. ʺA título ilustrativo, no período de 2013-2023 foram aprovados 102 projectos, no valor total de US$ 713.325.599 do qual, o equivalente a US$ 245.415.298 constitui investimento directo estrangeiroʺ. Disse o Ministro, tendo convidado mais investidores do Reino Unido, a investir em Moçambique, sobretudo nas áreas que o Governo elegeu como prioritárias, tais como a agricultura, energia, infra- estruturas, recursos minerais, indústria e turismo e hotelaria.
O Ministro convidou igualmente aos empresários do Reino Unido, para, através do Programa Nacional Industrializar Moçambique – PRONAI, a investir na implantação de parques industriais, indústria de fertilizantes e farmacêutica e na transformação e adicção de valor de produtos agro-alimentares incluindo pesqueiros das águas interiores e minerais críticos.
As relações bilaterais entre Moçambique e Reino Unido são reguladas pelo Acordo sobre a Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos, celebrado em 2004, um instrumento que segundo o dirigente, tem contribuído para estimular novas iniciativas de investimentos privados. O Fórum de Negócios Moçambique-Reino Unido, é parte das acções de viabilização das respectivas relações, cujo lançamento teve início na Província de Manica em 2021 ainda no formato de Mesa Redonda.