Moçambique participa na 39ª edição Feira Internacional de Havana FIHAV-2023
Uma delegação moçambicana, chefiada pela Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, participou em Cuba, na 39ª edição da Feira Internacional de Havana, FIHAV 2023, que decorreu na primeira quinzena de Novembro de 2023. A delegação Moçambicana integrou quadros seniores dos Ministérios da Indústria e Comércio, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior.
Na Feira Interministerial de Havana, cuja cerimónia de abertura foi presidida pelo Presidente da República de Cuba, Miguel Diaz Canel, Moçambique participou na qualidade de expositor, no contexto da divulgação das potencialidades económicas do país, promoção de exportações e de investimentos.
A anteceder a cerimónia de abertura, o Presidente de Cuba, Miguel Diaz Canel, teve um encontro de cortesia no local da FIHAV-2023, com a Vice-ministra da Indústria e Comércio, onde reiterou o compromisso de consolidação dos laços de cooperação, incluindo a troca de missões técnicas e implementação das acções acordadas.
No decurso da Feira, num dia dedicado a Moçambique, foram assinados Acordos e Memorandos de cooperação com as suas congéneres no âmbito do reforço das relações económicas e comerciais entre os dois países e igualmente realizados encontros de trabalho com os Vice Ministros da Indústria alimentar, Ministros do Turismo e da Cultura e com o sector privado.
A FIHAV-2023 culminou com a realização do IV Fórum de Investimentos, evento que proporcionou encontros bilaterais com empresários cubanos e potenciais investidores estrangeiros. É considerada a bolsa comercial mais importante de Cuba e do Caribe, e uma das mais representativas da América Latina, realizada desde 1983 e vista como uma plataforma de negócios fundamental aos países que desejam apresentar ou ampliar suas oportunidades no mercado Cubano e Caribenho.
Paralelamente, a delegação moçambicana escalou igualmente a Província de Pinar Del Rio, acerca de 200 km de Havana, onde visitou duas grandes Indústrias, das quais, uma de processamento de Pescado, com destaque para o Caranguejo e Atum e outra de Processamento de frutas e vegetais. Trata-se de Indústrias do sector empresarial do Estado que empregam cerca de 1200 e 400 trabalhadores respectivamente, cujos produtos são exportados para China e Europa, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto Nacional.
Ainda no contexto das visitas as industrias Moçambique foi como grande potencial na cooperação, sendo a proposta de Governo de Cuba, a constituição de empresas conjuntas ou outra modalidade que o Governo de Moçambique julgar recomendável, no âmbito da implementação do Acordo Comercial outorgado durante a feira.