No âmbito da implementação do Acordo de Parceria Económica SADC - União Europeia (EU), o Ministério da Indústria e Comércio, através da Direcção Nacional do Comércio Externo em parceria com o projecto Promove Comércio, reuniram com pontos focais interministeriais envolvidos na implementação do Acordo. A capacitação tinha o objectivo de doptar os pontos focais dos ministérios de conhecimentos sobre os procementos e requisitos exigidos para exportar no mercado europeu para que cada sector conheça o seu papel nesse processo.
Noticias
O Ministério da Indústria e Comércio no âmbito das suas competências, tem vindo a promover e facilitar o incremento do acesso preferencial de produtos moçambicanos aos mercados bilaterais e multilaterais com vista a diversificação das exportações e de mercados.
O sector da Indústria e Comércio enfrenta um desafio permanente de implementar políticas e medidas que estimulem e dinamizem a economia com vista ao desenvolvimento sustentável. Este pronunciamento foi feito pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, na abertura do XXI Conselho Coordenador que decorre no distrito de Marracuene, de 4 a 6 de Setembro, sob o lema "Industrializar Moçambique: Criando bases para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável".
O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, dirigiu, no 02 de Setembro a cerimonia oficial de encerramento da 58ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), onde afirmou que as inovações introduzidas representam um esforço institucional visando proporcionar aos participantes, pacotes mais atractivos e fomentar novas formas de conexões entre os homens de negócios. O evento realizado sob o lema “Industrialização: Inovação e diversificação da economia nacional”, destacou as potencialidades do país para produção e exportação, bem como as oportunidades de negócios e investimentos em vários setores económicos.
Os Governos de Moçambique e Cuba rubricam ontem, 30 de Agosto, o acordo de cooperação no ramo do comércio e da Industria, no seguimento da visita do Presidente cubano, Miguel Diaz Canel, a Moçambique. O Estadista cubano visitou recentemente Moçambique depois de participar na cimeira dos BRICS, na África do Sul, com o objectivo de reforçar as relações de a cooperação entre os dois países,O acordo rubricado pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Augusto José Moreno e Vice Ministro da Indústria Alimentar e das Pescas de Cuba, Aguilar Rodrigues Javier Francisco, foi antecedido pela visita do dirigente cubano as indústrias pesqueira e de agro-processamento, para identificar as oportunidades de investimento nestes domínios.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou na segunda-feira, 28 de Agosto, a 58ª Edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), evento que decorre em Ricatla, distrito de Marracuene, na província de Maputo.
Na feira, a decorrer até ao dia 03 de Setembro, sob o lema “Industrialização: Inovação e Diversificação da Economia Nacional”, os homens de negócios de Moçambique bem como os de vários países presentes no evento expoem as potencialidades em várias áreas de elevado potencial para o mercado e por conseguinte à economia do país.
O Ministro da Industria e Comércio, Silvino Moreno efectuou uma visita de trabalho a fronteira de Machipanda, na Província de Manica. Trata-se da fronteira que liga por terra Moçambique com os países do interland, através do corredor da Beira.
O Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME,IP) e o Instituto de Apoio as Pequenas e Médias Empresas de Angola (INAPEM), representados pelos Senhores, Joaquina Gumeta (Directora Geral do IPEME,IP) e João Nkosi (Presidente do Conselho de Administração do INAPEM) assinaram em Luanda, capital da República de Angola um protocolo de cooperação que prevê entre outros, o reforço das competências institucionais para proporcionar apoio às MPMEs nos vários domínios da sua actividade.
O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno desafiou, aos novos dirigentes do MIC a executar as suas funções com foco na consolidação de boas práticas comerciais compatíveis com a economia de mercado e desenvolvimento contínuo do sector da Indústria e Comércio. Este pronunciamento foi feito no acto da tomada de posse do Director Geral de Balcões de Atendimento Único – BAU, IP, Mateus Abelardo Américo Matusse; Director Nacional de Apoio ao Desenvolvimento do Sector Privado, José Augusto Mateus Libombo Júnior, e Chefe de Departamento de Mercados e Comercialização Agrícola, Isabel Simango, que passam a exercer as funções em Comissão de Serviço.
O Ministério da Indústria e Comércio, através da Autoridade Reguladora da concorrência (ARC) realizou, recentemente, o seminário sobre matérias de direito da concorrência e regulação económica em Moçambique. O evento que juntou cerca de 70 Magistrados dos Tribunais Judiciais, Administrativos e do Ministério Público, tinha como expectativa, dentre outras, a partilha ʺde boas práticas internacionais de concorrência, como forma de reforçar dos mecanismos de garantia do cumprimento das regras de defesa e promoção da concorrência efectiva nos mercados de produto e geográfico relevantes, não só ao nível doméstico, como no contexto regional e da Zona de Comércio Livre Continental Africanaʺ, como referiu o Secretário Permanente do Ministério da Indústria e Comércio.