O Presidente da República, Filipe Nyusi, reiterou no dia 22 de Junho, na cerimónia de abertura da XVIII Conferência Anual do Sector Privado (CASP) que as perspectivas de desenvolvimento do País a médio prazo são positivas, esperando-se que a economia acelere em mais de 6% entre 2023 e 2025 devido à contínua recuperação dos serviços e ao aumento da produção do Gás Natural Liquefeito (GNL).
Noticias
O Ministério da Indústria e Comércio com o apoio do Banco Mundial, procedeu em Maputo, ao lançamento oficial do Projecto de Mapeamento Geral da Indústria Transformadora em Moçambique. O evento enquadra-se no Programa Nacional Industrializar Moçambique (PRONAI)e será implementado no âmbito do Projecto de Ligações Económicas para a Diversificação em Moçambique (PLED), cujo objectivo é reforçar o desempenho das Micro Pequenas e Medias Empresas através de ligações económicas.
TOPUITO entra na história e mapa industrial do país, como o segundo parque industrial, edificado a partir de uma Acção combinada da Parceria Público-Privada. O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno fez este pronunciamento na cerimónia de assinatura de Memorando Entre a MozParks Holding, representado por Onório Manuel, Director Geral e a Kenmare Moma Mining, representado por Gareth Clifton, no evento testemunhado pelo Ministro da Indústria e Comércio e Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues.
A Vice-ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, dirige de 5 a 6 de junho corrente, no Distrito de Matutuíne, Província de Maputo, a VIII Reunião Anual dos Balcões de Atendimento Único. O evento com a duração de dois dias, tem como objectivo, harmonizar os serviços oferecidos pelos BAUs, melhorar o alinhamento e coordenação entre si e com instituições complementares e a troca de experiências entre os BAÚs, por forma a melhorar a prestação de serviços ao cidadão.
A industrialização de Moçambique constitui uma das nossas grandes prioridades. Por isso que os debates de hoje sobre Parques industriais e conteúdo local devem constituir uma oportunidade para criar bases sólidas para continuar a promover o sector industrial no nosso país, a fim de o tornar um vector de crescimento e de desenvolvimento sustentável, gerador de riqueza e de emprego, disse o Ministro.
O mercado continental africano é uma oportunidade estratégica para internacionalização e especialização produtiva de Moçambique bem assim o aumento de investimentos com impacto na balança comercial em linha com a Segunda Prioridade do Programa Quinquenal do Governo.
O Governo de Moçambique em coordenação com a União Africana realizaram hoje, a cerimónia de Lançamento oficial do roteiro das celebrações do Dia de África, cujas cerimónias centrais tem lugar no dia 25 de Maio, sob o tema: ‘’Aceleração da Implementação da Zona do Comércio Livre Continental Africana - ZCLCA``.
O Secretário Permanente no Ministério da Indústria e Comércio, Jorge Jairoce, participou, em Haiaa, Amsterdão, na mesa redonda com empresários e parceiros estratégicos da Invest International, Confederação das Indústrias e Empregadores dos Países Baixos, Câmara internacional de Comércio dos Países Baixos.
Uma missão Técnica Multisectorial, dirigida pela Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, trabalhou recentemente em Riyadh, Reino da Arábia Saudita, no âmbito de acções de seguimento da visita de trabalho efectuada pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, em Março de 2023.
Uma delegação multissectorial dirigida pela Vice Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo visitou, recentemente, os distritos de Mocímboa da Praia e Mueda, no âmbito de monitoria da implementação do Plano de Reconstrução de Cabo Delgado onde encorajou o Restabelecimento da Rede Comercial e Industrial.