O Ministério da Indústria e Comércio em parceria com a União Europeia – Programa Promove Comércio, realizam, em Maputo, o Webinar sobre a dinâmica das exportações para União Europeia mesmo em tempo de COVID-19. Este debate virtual tinha como objectivos, divulgar o Acordo de Parceria Económica, APE; reflectir sobre o impacto e desafios da pandemia do Covid-19 na Balança Comercial de Moçambique no contexto da APE; divulgar as oportunidades e discutir sobre como Moçambique poderá tirar maior proveito das áreas abrangidas pelo APE.
Noticias
O Ministério da Indústria e Comércio e a África, Consultoria e Gestão de Projectos PMI (na sigla em língua inglesa), assinaram recentemente, em Maputo, um Memorando de entendimento que visa criar uma plataforma de base de dados e observatório de investimentos, com o objectivo de fazer conhecer os projectos do ministério e agregar valor aos negócios e investimento.
Falta de regularidade no fornecimento de cimento, constrangimentos na importação de matéria-prima, oscilação de câmbio, entre outros factores, ditam a subida de preço de cimento no mercado nacional.
No âmbito da monitoria dos preparativos da quadra festiva, a vice-ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, visitou, nas cidades de Maputo e Matola, estabelecimentos comerciais e uma unidade de produção avícola, a fim de se inteirar do nível de abastecimento do mercado e da capacidade de resposta à crescente demanda que se verifica neste período.
Realizou-se recentemente, em Maputo, um Fórum de negócios e investimentos sob o lema Fomentando laços empresariais no sector químico entre Moçambique e Índia. O fórum tinha com objectivo de promover negócios e investimentos nos sectores das indústrias de cosméticos, químicos básicos e sua cadeia de valores.
O Programa de Facilidades Relacionadas com o Comércio (TRF) realizou, o terceiro e último comité Directivo com o objectivo de partilhar com todos sectores benificiários as principais realizações e desafios tidos durante o decurso do programa, de outubro de 2017 a Dezembro de 2020.
O Ministério da Indústria e Comércio (MIC), através do Instituto da Propriedade Industrial (IPI) lançou em Maputo o Teste Comercial da Indicação Geográfica do cabrito de Tete, que marca o início da sua comercialização em estrita observância das normas sobre pastagem, transporte, abate, congelamento, processamento, embalagem, rotulagem e conservação, constantes do respectivo Caderno de Especificações.
A MCNet (Mozambique Community Network) apresentou, em Maputo, a nova geração da Janela Única Electrónica (JUE), que vai permitir a melhoria de um conjunto de elementos detectados ao longo de 10 anos de implementação deste sistema célere de desembaraço aduaneiro, em Moçambique.
Designada Plataforma de Facilitação de Comércio (TFP), a nova geração da JUE foi apresentada, no decurso da visita efectuada pelo ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, ao Centro de Dados e às infraestruturas da JUE.
O Ministério da Indústria e Comércio realizou, de 14 a 16 de outubro corrente, em Chidenguele, Província de Gaza, o seu XVIII Conselho Coordenador, Sob o Lema ”Industrialização: factor da diversificação económica e promoção de investimentos”.
Sob o Lema “Industrialização: factor da diversificação económica e promoção de investimentos”o Ministério da Indústria e Comércio realiza, no posto administrativo de Chidenguele, distrito de Mandlakazi, Província de Gaza, o XVIII Conselho Coordenador.
O XVIII Conselho Coordenador tem o objectivo avaliar o desempenho do Sector da Indústria e Comércio, definir as linhas-mestre e estratégicas de acção face ao momento que o país atravessa, bem como delinear as orientações para 2021.