O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi inaugurou, no dia 26 de Maio, no Distrito de Matutuíne, Província de Maputo. a nova fábrica de Cimentos e Clínquer, a Moçambique Dugongo Cimentos, SA.
Noticias
O Ministério da Indústria e Comércio e a Associação das Câmaras de Comércio Europeias (EUROCAM) Realizaram recentemente uma mesa redonda com objectivo de discutir o Acordo de Livre-Comércio Continental Africano como um factor de mudança no ambiente económico e comercial.
No âmbito do Projecto de Geração de Emprego e Melhoria de Renda (ProGer), o Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a Favos de Moçambique Lda. Assinaram o contrato para a operacionalização do projecto, nas províncias da Zambézia e Niassa. A iniciativa implementada pelo MIC através do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME), visa o desenvolvimento da cadeia de valor avícola e melhoria do sistema de informação do mercado do emprego e segurança social.
O Primeiro-Ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário, orientou, recentemente, a cerimónia de premiação a melhores intervenientes que mais se destacaram na campanha de comercialização agrícola 2020. O acto teve lugar na Província de Gaza, Distrito de Chongoene, durante a realização da Feira Agro-Industrial e de Serviços e do III Fórum Nacional da Comercialização Agrícola 2021, que decorreu sob o lema: “Comercialização Agrícola Dinamizadora do Agro-negócio e Industrialização”.
O evento tinha como objectivo, exortar para o início da campanha de comercialização agrícola 2021 e divulgar as acções de intervenção dos agentes económicos na cadeia de valor da comercialização agrícola com a finalidade de assegurar a absorção de todo o excedente agrícola.
Foram premiados três intervenientes através da entrega simbólica de 3 cheques no valor que varia entre cinco milhões a um milhão e quinhentos mil meticais para o financiamento da actividade de comercialização agrícola, no âmbito do Fundo Rotativo para a Comercialização Agrícola (FRCA).
O Governo moçambicano está a investir em políticas fiscais, monetárias e sectoriais, e melhoria de infra estrutura e logística, com vista a promover a industrialização no País. A medida visa estimular a produção nacional e reduzir as importações, o que irá concorrer para a diversificação da economia, com principal enfoque na agricultura, pescas, recursos minerais e florestais.
O compromisso foi assumido no decurso da realização do seminário económico, organizado pelo Ministério da Indústria e Comércio, sob o lema “Industrialização integrada: alinhamento estratégico e operacional”.
O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a União Europeia, lançaram recentemente, em Maputo, o projecto “Promove Comércio”, que marca o arranque oficial da Implementação do Projecto no País. A iniciativa tem o objectivo de melhorar o ambiente de negócios, comércio e criar competitvidade para as exportações em Moçambique, para um maior acesso aos mercados, particularmente o da União europeia.
O Ministério da Indústria e Comércio- MIC, realizou no dia 12 de Março corrente, a cerimónia de assinatura de Contratos de Concessão para a Gestão de Complexos de Silos e Armazéns de Cereais e leguminosas, para um período entre 15 a 20 anos, em regime de Parceria Público-Privada com as empresas Agrobusiness, Mozambique Limitada eMozgrain, Limitada.
No âmbito da Estratégia Global da Reforma do Sector Público, aprovada pelo Governo e de acordo com a necessidade de reorganização e normação da Área de Documentação, Registo e Arquivo do Estado, realizou-se uma capacitação aos membros da Comissão de Avaliação de Documentos (CAD), do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), em gestão de arquivos. A capacitação contou com a colaboração do Ministério da Administração Estatal e Função Publica - MAEFP.
O Ministério da Indústria e Comércio,reuniu-se recentemente, num webinar com o Sector Privado, para discutir aspectos relacionados com o Estado de Calamidade Pública, no âmbito das medidas de contenção da propagação da COVID-19. O encontro tinha como principal objectivo (i) dar continuidade a auscultação das preocupações do sector privado face às medidas vigentes no âmbito da situação de Calamidade Pública especificamente; (ii) manter o diálogo público-privado sobre o funcionamento da economia; (iii) apreciar os efeitos das medidas de prevenção e contenção da propagação do COVID-19 aprovadas pelo Governo através do Decreto nº. 2/2021, de 4 de Fevereiro; e (iv) perspectivar as medidas no âmbito da revisão do respectivo Decreto.
No âmbito das acções com vista a promoção do comércio externo e maximização das oportunidades existentes no acesso aos mercados, foi lançada a nova plataforma online “Access 2 Markets” da União Europeia, EU. O acto teve lugar no decurso da realização do Webinar sobre a dinâmica das exportações para União Europeia, mesmo em tempo de COVID-19.